Pular para o conteúdo

2016, T-02 e mais um novo desafio

O ano de 2016 passou. Muitos acompanharam as mudanças econômicas e políticas que o Brasil enfrentou ao longo do ano. As redes sociais cada vez mais passaram a ser protagonistas nas vidas das pessoas. Novos filmes fizeram sucesso nos cinemas e muitas músicas se tornaram hits. Muitos momentos tornaram o ano de 2016 memorável.

Para a Equipe EESC USP Tupã não foi diferente. Seguindo o plano de estruturação da equipe, o ano de 2016 ficou marcado por realizar o projeto de um novo protótipo, o T-02, em apenas um ciclo de competição, algo que ainda não tinha sido realizado pela equipe. Com uma equipe com muitas mudanças em relação aos que fizeram o primeiro carro da equipe, nos anos de 2013 e 2014, o desafio era começar um projeto do zero e deixar um legado de conhecimento, tanto por experiências quanto por escrito, para o futuro da equipe. A equipe, que tinha como base a experiência de construção física do T-01, decidiu por manter a confiabilidade nos parâmetros de projeto e, ainda, dar destaque ao serviceability em relação ao carro anterior. E, após meses, de desenvolvimento do projeto em software, desde quesitos estruturais à simulações de esforços, concluímos a fase de projeto.

Figura 1: Fase de Projetos.

 

Neste meio tempo organizamos um processo seletivo junto aos novos integrantes da Escola de Engenharia de São Carlos. Tal processo seletivo foi pilar para desenvolvermos uma nova identidade como equipe. A equipe, que antes tinha cerca de 35 pessoas, chegou a ter 66 membros passado a data do evento. Para estes novos membros destacamos o aprendizado, ministrando 10 tipos de cursos preparatórios, a fim de familiarizarem com a equipe, processos e atuações.

Figura 2: Processo Seletivo da Equipe em 2016.

 

Começada então a manufatura, percorreu-se um longo caminho até nosso evento de lançamento, datado no 03 de outubro. Neste evento o projeto estava praticamente finalizando, faltando apenas detalhes a serem resolvidos, porém bem encaminhados.

Figuras 3 e 4: Evento de Lançamento do T-02.

 

Já na 13ª Competição de Fórmula SAE, ocorrida em Piracicaba, dos dias 24 a 27 de novembro, chegamos com o projeto coerente, o qual levou a premiação de 3º lugar de projeto na categoria elétrico. A equipe, mediante a pontuação nas provas que participou, conquistou o 4º lugar geral da categoria, coroando assim todo o desafio de construir o carro em apenas um ciclo de competição.

Figura 5: Prêmios da 13ª Competição de Fórmula SAE