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Carros

A EESC-USP Tupã, anualmente, projeta, manufatura e valida um veículo elétrico de alto desempenho para participar da competição promovida pela Fórmula SAE Brasil. Nesta seção, será possível conhecer um pouco mais sobre cada um dos projetos dos últimos anos e as conquistas trazidas por cada um deles!

T-06 Beta

O T-06 Beta foi um projeto especialmente desafiador para a equipe EESC-USP Tupã, pois foi desenvolvido, em sua totalidade, à distância e respeitando as normas de segurança e distanciamento impostas pela pandemia global de 2020. Vale notar que denota-se o projeto como ‘Beta’ para aludir a seu caráter intermediário, pois naquele cenário, não foi possível realizar sua manufatura e tampouco validar aspectos físicos do projeto, mas os avanços implementados pela equipe certamente trouxeram frutos para sua continuidade.
Neste projeto, é possível notar diferenças no projeto aerodinâmico do veículo, que conta pela primeira vez com um difusor e também, que houve a substituição dos dois packs laterais de baterias, que passam a ser um único pack, localizado na parte traseira.
A equipe participou da etapa virtual da 17ª Competição FSAE Brasil, mas, até o momento, não houve rankeamento das equipes participantes.

T-01

O primeiro protótipo manufaturado pela equipe, o T-01, fez história na competição da Fórmula SAE Brasil, se destacando por ser o primeiro veículo elétrico nacional de dois motores. A equipe trabalhou no projeto entre os anos de 2013 e 2015 e participou da 12ª Competição da FSAE Brasil, alcançando o pódio e o terceiro lugar na classificação geral.

Classificação:
🏆 Geral: 3ª posição

T-02

O T-02 foi projetado em 2016 e, com ele, o Tupã manteve seu status de pioneiro: fomos a primeira equipe a utilizar um diferencial eletrônico no carro. Além disso, foram implementadas as carenagens laterais, para a alocação dos packs de baterias, e o setup programável diretamente no volante, o que permitiu que o T-02 conquistasse a 4ª colocação geral na 13ª Competição FSAE Brasil e 3ª colocação na avaliação de projetos.

Classificação:
🏆 Geral: 3ª posição
🏆 Avaliação de Projetos: 4ª posição

T-03

O T-03 foi o projeto do ano de 2017. Para esse protótipo, a equipe decidiu utilizar Aço SAE 1020 para a construção do chassi, o que resultou em maior estabilidade e segurança e menor peso. Além disso, o projeto contou com um novo atenuador impacto, construído com um material inédito na FSAE, mas igualmente confiável. Avanços na aerodinâmica e na aquisição de dados também marcaram o ano.
A qualidade do projeto nos rendeu a 4ª colocação geral na 14ª Competição FSAE Brasil e a 2ª colocação na avaliação do projeto.

Classificação:
🏆 Geral: 4ª posição
🏆 Avaliação de Projetos: 2ª posição

T-04

O T-04 foi o carro do ano de 2018 e, dentre seus avanços, podem ser destacadas as novas células de baterias com densidade de carga consideravelmente maior, o novo projeto do conjunto roda e melhorias significativas no sistema de segurança do carro. Os avanços do projeto permitiram que a equipe conquistasse a 5ª colocação geral na 15ª Competição FSAE Brasil e a 2ª colocação no Presentation.

Classificação:
🏆 Geral: 5ª posição
🏆 Presentation: 2ª posição
https://tupa.eesc.usp.br/

T-05

No ano de 2019, o T-05 proporcionou grandes realizações para a equipe. Com seu design em homenagem à Lotus 98T, utilizada por Airton Senna em 1986, o projeto foi o primeiro a ter pneus modelados pelo Tupã, o que permitiu avanços significativos no projeto de suspensão e no controle de aceleração lateral.

O resultado de todo o trabalho ao longo do ano foi a aprovação, pela primeira vez, em todas as inspeções técnicas na 16ª Competição FSAE Brasil.

Classificação:
🏆 Geral: 6ª posição
🏆 Prova de Custos: 3ª posição
🏆 Avaliação de Projetos: 4ª posição
🏆 Presentation: 1ª posição