T-06 Beta
O T-06 Beta foi um projeto especialmente desafiador para a equipe EESC-USP Tupã, pois foi desenvolvido, em sua totalidade, à distância e respeitando as normas de segurança e distanciamento impostas pela pandemia global de 2020. Vale notar que denota-se o projeto como ‘Beta’ para aludir a seu caráter intermediário, pois naquele cenário, não foi possível realizar sua manufatura e tampouco validar aspectos físicos do projeto, mas os avanços implementados pela equipe certamente trouxeram frutos para sua continuidade.
Neste projeto, é possível notar diferenças no projeto aerodinâmico do veículo, que conta pela primeira vez com um difusor e também, que houve a substituição dos dois packs laterais de baterias, que passam a ser um único pack, localizado na parte traseira.
A equipe participou da etapa virtual da 17ª Competição FSAE Brasil, mas, até o momento, não houve rankeamento das equipes participantes.
T-01
O primeiro protótipo manufaturado pela equipe, o T-01, fez história na competição da Fórmula SAE Brasil, se destacando por ser o primeiro veículo elétrico nacional de dois motores. A equipe trabalhou no projeto entre os anos de 2013 e 2015 e participou da 12ª Competição da FSAE Brasil, alcançando o pódio e o terceiro lugar na classificação geral.
Classificação:
🏆 Geral: 3ª posição
T-02
O T-02 foi projetado em 2016 e, com ele, o Tupã manteve seu status de pioneiro: fomos a primeira equipe a utilizar um diferencial eletrônico no carro. Além disso, foram implementadas as carenagens laterais, para a alocação dos packs de baterias, e o setup programável diretamente no volante, o que permitiu que o T-02 conquistasse a 4ª colocação geral na 13ª Competição FSAE Brasil e 3ª colocação na avaliação de projetos.
Classificação:🏆 Geral: 3ª posição
🏆 Avaliação de Projetos: 4ª posição
T-03
O T-03 foi o projeto do ano de 2017. Para esse protótipo, a equipe decidiu utilizar Aço SAE 1020 para a construção do chassi, o que resultou em maior estabilidade e segurança e menor peso. Além disso, o projeto contou com um novo atenuador impacto, construído com um material inédito na FSAE, mas igualmente confiável. Avanços na aerodinâmica e na aquisição de dados também marcaram o ano.
A qualidade do projeto nos rendeu a 4ª colocação geral na 14ª Competição FSAE Brasil e a 2ª colocação na avaliação do projeto.
Classificação:
🏆 Geral: 4ª posição
🏆 Avaliação de Projetos: 2ª posição
T-04
O T-04 foi o carro do ano de 2018 e, dentre seus avanços, podem ser destacadas as novas células de baterias com densidade de carga consideravelmente maior, o novo projeto do conjunto roda e melhorias significativas no sistema de segurança do carro. Os avanços do projeto permitiram que a equipe conquistasse a 5ª colocação geral na 15ª Competição FSAE Brasil e a 2ª colocação no Presentation.
Classificação:🏆 Geral: 5ª posição
🏆 Presentation: 2ª posição
T-05
No ano de 2019, o T-05 proporcionou grandes realizações para a equipe. Com seu design em homenagem à Lotus 98T, utilizada por Airton Senna em 1986, o projeto foi o primeiro a ter pneus modelados pelo Tupã, o que permitiu avanços significativos no projeto de suspensão e no controle de aceleração lateral.
O resultado de todo o trabalho ao longo do ano foi a aprovação, pela primeira vez, em todas as inspeções técnicas na 16ª Competição FSAE Brasil.
Classificação:🏆 Geral: 6ª posição
🏆 Prova de Custos: 3ª posição
🏆 Avaliação de Projetos: 4ª posição
🏆 Presentation: 1ª posição